sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Prefeitura consciente.

A Prefeitura do Rio de Janeiro,anunciou posturas de socio-ambientais de baixa emissão de carbono.A Prefeitura,fará cortes de emissões de 8% até 2012,crescem para 16% em 2014 e 20% 2020.
Quanto a reciclagem de lixo da cidade que hoje é reciclado somente,4 mil ton de um total de 19 ton.A expectativa é que se chegue a 85 ton processados.
Essas medidas estão sendo tomadas após um estudo e convênio feito entre o INPE e Unicamp.Em um estudo conjunto feito para Rio e São Paulo,sobre os perigos do aquecimento global.O estudo tornou-se interessante,para o Rio,pois este contempla os perigos de inundação da orla carioca,devido ao aumento dos níveis do mar.
Já vinhamos alertando para os perigos de não-ação e dos efeitos deletérios desse inação no clima da nossa cidade.Pelas previsões,o Rio deve ficar até mais quente e por conseguinte ocorrer desabastecimento de água entre outros incômodos.
Um aumento de 0,40 cm a 1,5m poderá acacar com a orla de Copacabana,Ipanema e Leblon.Alagando toda região de lagunas,que fica em Jacarépagua.Esses perigos afetaram a vida de de 1,400 milhão pessoas.Pretende-se também reflorestar 1500 ha.
Sobre o estudo não tivemos acesso aos números e métodos de aplicação.A Prefeitura também não divulga.Tememos que esses números não sejam aplicáveis à realidade carioca.
Como trata-se de um estudo genérico,supomos que a Prefeitura está somente sinalizando uma intenção de mostrar-se consciente.Porque a Prefeitura não busca apoio e consultoria na UERJ,no Observatório Urbano(ONU),também residente na UERJ?
Quer fazer,faz direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário