segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Publicidade on line não pára de crescer

Publicidade online no Brasil cresce 22,8% no Brasil no primeiro semestre.

Um levantamento realizado pelo Inter-Meios sobre publicidade na internet aponta crescimento de 22,8% dos investimentos em anúncios online no Brasil no primeiro semestre. Segundo dados do relatório, a internet foi o canal de mídia com maior crescimento em faturamento publicitário este ano.

O documento constata que o incremento da publicidade na rede é resultado do aumento significativo do número de internautas brasileiros e da popularização das classes C e D na rede. Segundo dados do Ibope, o número de brasileiros navegando pela rede chegou a 64,8 milhões em junho, registrando 4% a mais do que o mesmo período do ano passado, o que não é um número muito significativo se levarmos em conta o impulso que o meio digital teve nesse período em decorrência da popularização do acesso à internet,.

O estudo, publicado pelo Meios & Mensagens, ressalta que, apesar do crescimento da publicidade online, o Brasil ainda tem muito a fazer em relação à qualidade e custo de conexão.

O aumento no número de usuários inereferiu diretamente no crescimento da internet como meio publicitário, sim, mas esse dado poderia ser ainda mais significativo com uma maior conscientização dos anunciantes de que o meio digital já é uma realidade e que tem um enorme universo e inúmeras possibilidades a disposição, com custos muito inferiores que outros meios.

Internet é a mídia que mais cresce mas ainda recebe pouco investimento


16/09/2009

O diretor executivo do IAB Brasil, Ari Meneghini, afirma que a internet é a mídia que mais cresceu nos últimos anos e a que possui maior perspectiva de ampliação no futuro. A internet é atualmente o segundo maior canal mais acessado, perdendo apenas para a televisão. São 65 milhões de usuários em todo território brasileiro, sendo a maior parcela dos usuários com banda larga. Mesmo assim, só recebe 4,8% de todo o bolo publicitário do país.

Uma das vantagens da publicidade online é que o anunciante tem a real dimensão de quantas pessoas foram atingidas pela campanha. As ferramentas de mediação de audiência online são mais eficientes, segundo Meneghini, que o de outros meios. “Você pode supor quantas pessoas viram um anúncio em um jornal impresso, mas hoje em dia, muitas pessoas compram o jornal e acabam nem abrindo. Na internet, por outro lado, sabe-se exatamente quantas pessoas acessaram uma página e clicaram em um banner”, explica.

Para Meneghini, o principal desafio é mostrar a internet como um meio diferente de todos os demais. “É preciso entender que as peças publicitárias para jornais ou de televisão não funcionam no meio online”, afirma. Outro mito é o que só grandes empresas teriam retorno do investimento. De acordo com o diretor há espaço para desde as multinacionais até para as empresas familiares.

Isso é possível, segundo Meneghini, porque a internet é o meio mais plural e segmentado. “Pelos grandes portais, as empresas conseguem falar com os 65 milhões de usuários da internet. Já quando se busca um público específico, existem blogs e as redes sociais”, comenta.

Fonte:emarket

Tecnologia mudou trajetória da publicidade, dizem especialistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário