sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cientistas Políticos,acordai-vos!Internet não é tv em miniatura ou outras perfumarias

Já tem algum tempo que venho pesando em escrever um artigo iniciando um debate sobre esse tema tão controverso e incendiário.O porque dos cientistas políticos,serem tão refratários,ainda à internet e suas expressões.
Quem acompanha o notiário e ler artigos do gênero,sempre se depara com cientistas políticos e até mesmo marketeiros e publicitários.Se referindo à Internet como uma extesão da tv ou da imprensa.A Internet mescla um pouco dos dois,porém é algo ainda mais extenso.Mais profundo. Superficialmente,como são parecidos,nossos teóricos ainda insistem em pensar a Internet de forma equivocada.
Contudo,o buraco ainda é mais embaixo.Não se trata somente de uma discussão teórica como se apresenta.O problema é financeiro.É como o setor está organizado e na vocação dos planos de negócios.Que estão em funcionamento a décadas.
Caros leitores,os cientistas políticos estão acostumados a vender pesquisas quantitativas e qualitativas.Vide as qualitativas,que para eles são as mais caras.A Internet,altera a forma como esses instrumentos são aplicados.A dinâmica é outra.E os teóricos,ainda estão aprendendo a lidar com isso.Só que o mercado não espera.Os negócios precisam ser remunerados.Os clientes,estão sendo bombardeados por Twitter,Facebook,MSN,Orkut,blogs vindo de todos os lados.Um mundo de intereração e "proximidade" com o eleitor que nunca a tv ou qualquer outro veículo de marketing tenha conseguido,o que chegava mais próximo seriam os showmícios.Mas o diabo mora nos detalhes,tudo isso reside no alicerce custo,a maior variante-determinante nessa polvorosa.Os candidatos,outrora gastavam fortunas com esses teóricos e com as agências.Como o uso dessas tecnologias é baixíssimo frente a outras mídias.Ainda que seja um trabalho caro,o webmarketing,não se enganem senhores,terão que gastar se quiserem resultado.Mesmo assim,o custo entre o que era feito antes e o atual,é absurdo.
Portanto,estamos assistindo mais uma tentativa de adiarem o inevitável,ganhar algum dinheiro hoje e se preparem para o "futuro" depois.Um equívoco,pois o futuro é agora.Não sabem exatamente o que fazer ainda,por isso a resistência.Isso também vale para as agências de publicidade.Até então ganhavam milhões em bônus de volume,com seus anúncios mirabolantes para a tv.Um anúncio veiculado no horário nobre era e ainda custa milhões.Era no BV que as agências enchiam os cofres e hoje isso está sendo questionado pelos clientes.Um video feito e postado no Youtube,mesmo que seja de forma artesanal,tem muito mais alcance que um veiculado na tv.Então porque e para quê se gastar milhões?
Claro,que sempre haveram agências de publicidade e cientistas políticos.E seus serviços serão sempre necessários.O que estamos discutindo é fato inexorável que estamos em transição econômico-social,o que era feito de um jeito antes já não será e já não é mais feito hoje.
O marketing vertical,passivo,pouco interativo feito outrora,deu lugar a um marketing viral,interativo e até mais barato...e é aí que mora o x da questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário