sábado, 31 de outubro de 2009

Comentando e discordando

De acordo com o IPCC,seria necessário cerca de 10 a 15 bilhões de dólares por ano,para mitigar os efeitos do aquecimento global.
Eu particularmente,acho uma ninharia,perto da quantidade de recursos financeiros nas maõs de grupos e até pessoas,ao redor do mundo.Como já comentei no meu twitter,só esse ano foram U$122 bi negociados de créditos de carbono.Muito dinheiro,indo para mitigação de efeitos que ainda levaremos décadas para aferir a eficácia.Afinal,os países desenvolvidos,vide EUA,insistem em manter suas posições e matrizes energéticas-industriais.A China,que é o segundo maior poluidor do mundo,está mais propenso a se adequar a uma política de baixo carbono que os EUA.
No entanto,se a questão fosse dinheiro,já estaríamos salvos.
O que irei discordar sobre esse tópico financeiro,é sobre a resposta dado pelo coordenador do Idesam,Mariano Colini Cenamo,dado ao portal Amazonia.org.br.Ele acredita que os valores comentados sejam insuficientes para fomentar mudanças mais concretas no mercado.
Cenamo acredita que os fundos de proteção,como Fundo Amazônia,sejam mais eficazes,nesse escopo.
Ele tanto quanto eu,acreditamos que embora os fundos tragam mais "Tranquilidade",irá amortecer um mercado que poderia ser dinamizado com a entrada do mercado.Com isso viram pesquisas e desenvolvimento de tecnologias.
Eu sou totalmente a favor,do uso do mercado para fomentar o mercado verde,tal qual se faz com os MDL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário