sexta-feira, 9 de abril de 2010

Nas calotas polares.Onde estão realmente nossos problemas por causa do efeito estufa.

O derretimento das calotas polares são algo tão crucial na dinâmica do clima do planeta e pouquíssimo sabe-se sobre esse efeito.
A Alemanha está lançando um satélite CryoSat 2 que irá monitorar as camadas polares em cm,para ter uma noção exata do tamanho do problema.

Em 2002,um estudo de James Hansen,confirmou que nível de derretimento das calotas estavam em 150km3.Atualmente estamos na ordem de 300km3.Um aumento que impacta diretamente a vida nas cidades costeiras e ilhas.

"As regiões polares funcionam como os refrigeradores do sistema climático”, disse o cientistas alemão Heinrich Miller. “Essas áreas são as que realmente importam para o clima no planeta”.

Cientistas sabem que há mudanças significativas nas regiões polares, e os últimos verões mostraram que houve uma redução nas camadas típicas dessa estação no mar Ártico. Mas pouco se sabe sobre a espessura desse gelo.

 Se todo o gelo polar da Terra e glaciares derretesse, os níveis do mar poderiam subir 70 metros, de acordo com Miller.
Se somente a Groenlândia ficasse livre de gelo, seriam 6,5 metros de elevação. Pessimistas esperam um aumento de 2 a 3 metros até 2100, enquanto o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), projetou em 2007 somente 20 a 50 centímetros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário