quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mercado sustentável mostra sua viabilidade econômica

A Nike,empresa conhecida pela sua busca incessante pela inovação,deu um passo em vanguardista de níveis impactantes em direção ao mercado colaborativo.Lançando o portal- The Green Exchange -,onde pretende criar um forum de colaboração industrial,cedendo suas patentes e incentivando outras empresas a fazerem o mesmo.
A web 2.0 vem trazendo esse conceito de colaboração em massa,também já discutida no livro Wikiconomics de Dan Tapscot,onde ele mostra que o futuro da indústrias será a colaboração afim de completarem a transição da era industrial para a era da informação.E informação é como o vento,precisa circular.
A Nike com esse empreendimento,mostra que pesos-pesados como ela podem empreender ações que antes só seriam pensadas em nível conceitual.Ainda que internamente a empresa tenha sofrido pressão por parte do departamento jurídico,que insistia em querer preservar a 7 chaves as patentes da empresa.A Nike na figura do seu CEO Mark Parker,toma atitude de que lhe dará mais um século a frente dos concorrentes.
A colaboração em massa para fins econômicos já se mostrou mais do que viável em todos os níveis.Barateando os processos e trazendo oxigênio a projetos que sozinhos não iriam para frente.Destacamos,os sistemas operacionais,baseados em GNU/Linux,tais como Ubuntu,Fedora e OpenSuse.Sua curva de produção e lançamento supera em muito as equipes fechadas e proprietárias da Microsoft e Apple.
O presente nos mostra que a transição industrial para produção baseada na informação,requerem produções sustentáveis e colaborativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário