quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mercado de capitais sustentável na BOVESPA

A Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) terá, até o fim do ano, um índice que contemplará com peso maior ações de empresas com taxas baixas de emissão de dióxido de carbono (CO2).

O Índice Carbono Eficiente (ICO2) será lançado em dezembro e visa a estimular a redução das emissões de gases causadores de efeito estufa.45 empresas cujas ações estão entre as mais negociadas na Bolsa foram convidadas a integrar o índice. Quem aceitar terá que enviar à BM&FBovespa um inventário das emissões.
a criação do ICO2 é um parceria entre a BM&FBovespa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo ele, o banco de fomento será o responsável pela criação de um fundo de investimentos referenciado no ICO2. Esse fundo terá cotas negociadas na BM&FBovespa. Portanto, investidores que levam em conta a sustentabilidade das empresas em que aplicam seu dinheiro poderão comprar cotas desse fundo e estimular também a redução das emissões.
 
Uma excelente iniciativa,na qual nós do Observatório Urbano(HABITAT/ONU)lutamos e apresentamos como empreendimento mestre para promover o desenvolvimento sustentável do mercado de capitais.O Inventário de CO2,em breve se tornará um elemento constituinte de qualquer plano de negócio e pedido de financiamento.Estamos caminhando,parabéns à BOVESPA pela iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário